Ouça ao vivo

Temperatura baixa eleva incidência de doenças respiratórias em crianças

Campinas registrou na quarta-feira, dia 2 de maio, a temperatura mais baixa do ano, com os termômetros chegando a marca de 10 graus. A chegada de uma forte massa de ar frio a região traz, além do frio intenso, preocupação com doenças respiratórias, principalmente em crianças e adolescentes.

Para se ter uma ideia da elevação de casos de doenças respiratórias, nesta época do ano, o Pronto Socorro Infantil do Hospital Municipal Mario Gatti registrou em abril um crescimento de 67% no atendimento, em relação ao mês de março. Segundo a pediatra e coordenadora do pronto socorro infantil do hospital,Dr. Andrea Tirico de Paiva, as doenças mais registradas neste período são as relacionadas com as vias aéreas superiores, como bronquite, sinusite e rinite alérgica.

A médica orienta os pais para ficarem atentos aos sintomas iniciais destas doenças, que podem acelerar a recuperação da criança. Medidas preventivas podem ser adotadas com o objetivo de evitar ou minimizar os problemas causados pela baixa temperatura. Lugares arejados e uma maior atenção com a higiene, são as recomendações da pediatra, Dr. Andrea Tirico.

O inverno está programado para começar no dia 20 de junho de 2012. E apesar das baixas temperaturas e do frio intenso registrado em Campinas, a meteorologista do CEPAGRI da Unicamp, Ana Ávila, afirma que o inverno neste ano está previsto para ser igual a dos anos anteriores, sem grande alteração nas temperaturas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Campanha do Agasalho 2024: veja como doar

Campinas iniciou nesta quinta-feira (18) a Campanha do Agasalho 2024 com o slogan “Transforme o tom deste inverno”. A iniciativa busca arrecadar cobertores e roupas, principalmente, masculinas, que é a maior demanda.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.