Câncer de próstata deve atingir mais de 60 mil brasileiros até o final do ano

0
135

Segundo os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o ano de 2012 deverá fechar com a triste marca de 60 mil novos diagnósticos de câncer de próstata. Para concientizar a população mundial sobre o problema, o dia 17 de novembro, foi intitulado , o Dia Mundial de Cobate ao Câncer de Próstata.
De acordo com o urologista, Líseas Castilho, o aumento na incidência está ligado ao envelhecimento da população, porém, o grande problema é a falta do diagnóstico que é feito através do exame de PSA e retal. Outro fator que prejudica é o preconceito que ainda existe sobre o exame. Na opinião dele, a rede pública de saúde deveria dar mais atenção ao problema, tanto na prevenção, com ações educativas e tratamento da doença.
O câncer quando está na sua fase inicial não apresenta nenhum sintoma. O diagnóstico precoce facilita o tratamento caso contrario pode ser tarde de mais. A recomendação é procurar um especialista apartir dos 45 anos. Para os homens com histórico familiar é recomendado antecipar o exame para os 40 anos e se tiver alguma dificuldade urinaria o exame deve ser feito com uma antecedência ainda maior.

DEIXE UMA RESPOSTA