Ouça ao vivo

Instituto Hilda Hilst lança campanha pra construção de teatro em Campinas

Campinas ganhará um novo teatro em 2013. É o que assegura Daniel Fuentes, presidente do Instituto Hilda Hilst (IHH), em Campinas. Ele foi entrevistado neste sábado no Espaço CBN Cultura. Ouça na íntegra clicando em ‘ouça esta notícia’.

O presidente do Instituto revelou ainda que Hilda era fã da programação da CBN, ouvindo a rádio que toca notícia quando acordava e quando dormia.

O intuito é que um teatro de arena seja construído na área externa da Casa do Sol – onde a renomada escritora viveu e escreveu a maior parte de sua obra. O espaço cênico será adaptado no jardim e terá arquibancadas móveis para comportar um público de até 200 pessoas. A programação será focada em espetáculos teatrais (preferencialmente inspirados na obra de Hilda) e recitais de música e poesia.

O primeiro passo para a realização do projeto será o lançamento de uma campanha de arrecadação de fundos na próxima quarta-feira (dia 7 de novembro) entre os fãs de Hilda Hilst. A campanha recorrerá ao sistema de crowdfunding via internet. Por meio do site Soul Social (www.soulsocial.com.br), os interessados poderão fazer investimentos em cotas que vão de R$ 7,00 a R$ 5 mil. Quem colaborar terá benefícios como descontos nos espetáculos do teatro ou estadias grátis na Casa do Sol, entre outros.

Tombada no ano passado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) e, enfim, isenta da altíssima taxa de IPTU que impedia o Instituto de alçar voos maiores, a Casa do Sol passará a promover a partir de 2013 uma série de eventos e atividades voltadas para ampliar a divulgação da obra de Hilda Hilst dentro e fora do País.

“Como somos independentes e não recebemos verbas públicas ou privadas, temos de contar com a parceria dos amigos. Queremos envolver a sociedade campineira nesta causa e torná-la nossa sócia”, diz Fuentes. O objetivo do teatro, além de abrir uma porta para a cultura em Campinas, é obter recursos para a manutenção da Casa do Sol. Segundo o presidente, “a viabilidade do teatro nos ajudará na manutenção do Instituto Hilda Hilst e, consequentemente, na preservação da Casa do Sol, oficialmente reconhecida como patrimônio de Campinas”.

O teatro será construído conforme as etapas da arrecadação forem sendo vencidas. “Não precisamos atingir a meta na íntegra para darmos início à construção das arquibancadas móveis, por exemplo. Quanto mais rápido obtivermos os recursos, mais rápido ficará pronto o novo espaço”, explica. A previsão para a inauguração do Teatro da Casa do Sol é março de 2013. (texto: assessoria de imprensa)

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.