Ouça ao vivo

Laboratório da Unicamp pretende ajudar polícia a desvendar crimes

Professores da Unicamp pretendem ajudar a Polícia Civil a desvendar crimes. A ajuda deve vir através de um Instituto Forense criado dentro da Universidade, que vai abranger as investigações de casos reais e virtuais. Além disso, há previsão para a formação de peritos. O Instituto começa a dar os primeiros passos e surgiu através da constatação de que há necessidade mundial de se usar a tecnologia para encontrar soluções para os crimes.

Além de ferramentas da computação, outras áreas devem ser consideradas. Os trabalhos com os professores preveem uma parceria entre os pesquisadores e as policias, principalmente da área cientifica civil e federal. Um dos professores responsáveis pelo projeto, Anderson Rocha, explica que os pesquisadores vão analisar as necessidades e a partir disso, criar alternativas para a solução dos casos.

Embora o Centro ainda não tenha um espaço físico, os pesquisadores já começam a ser questionados em relação alguns casos, como o da morte Kevin Espada, no jogo da primeira rodada das Libertadores. O professor Anderson Rocha diz que ainda não há tecnologia para desvendar este caso, mas já prevê, por exemplo, o uso das câmeras que permitam melhor resolução para identificar suspeitos. O mesmo valeria para ocorrências de ataques a caixas eletrônicos.

Em relação a estrutura da polícia, Rocha destaca que é boa, assim como a formação dos profissionais. O problema é falta de efetivo, que impossibilita a realização de pesquisas.

O professor reforça que apenas o investimento em equipamentos eletrônicos não é suficiente, havendo a necessidade da manutenção de uma infra-estrutura para estas tecnologias, além do corpo profissional. Uma das principais apostas é trabalhar também na prevenção dos crimes.

Asconversas entre os e pesquisadores da áreas de tecnologia, engenharia elétrica, química e biologia começaram em 2011. Numa previsão otimista, o Centro deve estar pronto no final de 2014.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.