Ouça ao vivo

Mortes no Hospital Vera Cruz foram causadas por falha humana

A Polícia Civil concluiu que a morte de três pacientes que passaram por exame de ressonância magnética no Hospital Vera Cruz, em Campinas, foi causada por falha humana. As vítimas morreram no final do mês de janeiro por causa de uma embolia gasosa, provocada pela injeção na veia da substância perfluorocarbono. Todos os laudos e exames realizados nas amostras retiradas dos corpos dos pacientes apontaram a presença do componente. A investigação identificou uma auxiliar de enfermagem, que trabalhava no setor de ressonância magnética do hospital e que teria trocado a embalagem de soro fisiológico por uma da substância. Ela teria injetado 10 ml do produto em cada um dos pacientes, quantidade suficiente para causar a morte.

A polícia identificou também, que na unidade hospitalar, as embalagens de soro fisiológico vazias eram utilizadas para armazenar o perfluorocarbono. Além disso, os dois componentes eram guardados em um mesmo armário, separados apenas por uma gaveta. De acordo com o delegado responsável pelo caso, José Carlos Fernandes, a auxiliar de enfermagem estava trabalhando na ressonância magnética há apenas 10 dias. Ele acredita que a profissional injetou a substância nos pacientes imaginando que se tratava de soro fisiológico.

O delegado José Carlos Fernandes afirma que nem o hospital e nem a empresa Ressonância Magnética Campinas, a RMC, responsável pelos exames, apresentaram o produto no início das investigações. Segundo ele, isso atrasou os trabalhos da polícia, que teve acesso a substância depois de um mandado judicial. A responsabilidade pela morte dos pacientes vai depender ainda da análise do inquérito. A polícia quer identificar qual foi a participação de cada um dos envolvidos nos procedimentos. O delegado José Carlos Fernandes afirma que nesse momento é impossível responsabilizar a auxiliar de enfermagem ou a RMC pelas mortes.

A assessoria de imprensa da empresa RMC, responsável pelos exames de ressonância magnética do hospital Vera Cruz, em Campinas, informou que não iria se manifestar nesta quinta-feira.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.