Ouça ao vivo

Justiça Eletrônica será implantada em 12 varas do trabalho

Uma das regiões de testes para a transferência do atendimento convencional para o eletrônico no judiciário brasileiro, Campinas recebe oficialmente a implantação do sistema em 12 varas do trabalho, nesta sexta-feira, 22 de novembro. O objetivo do Conselho Nacional de Justiça, o CNJ, é diminuir o tempo de atendimento na primeira instância judicial que acumula 80% dos processos brasileiros. A 15 região é uma das que mais concentram processos. O Presidente do Tribunal do Trabalho em Campinas comentou sobre os equipamentos que já estão instalados. O Desembargador Flávio Allegretti de Campos Cooper, reforçou que a novidade é apenas para os novos processos.

As cidades de Valinhos e Jaguariúna também receberão a implantação neste momento por que são atendidas pelas varas do trabalho de Campinas. O restante do país deve receber a medida de forma gradativa. Os profissionais que estão sem funções por causa da implantação do sistema serão capacitados segundo o desembargador para fazer mediações. Foram eliminadas atividades cartorárias, de distribuição, autuação, protocolos e juntadas, numeração de folhas, certificação, expedição de intimações e controles de prazos. Sobre mediar processo até agora o método era usado fora do judicial em negociações coletivas, reunindo os sindicatos e as empresas. Casos envolvendo devedores e credores serão acompanhados por servidores nas ações das varas e em núcleos judiciais. Somente a região de Campinas são 300 mil e em Campinas 34 mil e quinhentas execuções pendentes

O desembargador garante que a mudança reduzirá o tempo de tramitação de cada processo em 60%. Até o momento, o indice foi alcançado em 51 unidades da 15ª Região que já operam com a nova ferramenta. Na 2ª instância, todas as 11 câmaras e quatro seções especializadas do Tribunal já estão com o sistema em pleno funcionamento.

SERVIÇOS
O TRT mantém em sua página na internet um treinamento on-line com todas as informações sobre como operar programa, adquirir a certificação digital apropriada, como fazer o cadastro no sistema e uma espécie de roteiro para a confecção e o ajuizamento da petição inicial. O treinamento também pode ser acessado por dispositivos móveis (smartphones e tablets), no endereço http://m.trt15pje.org.

O Tribunal criou, também, uma central de atendimento telefônico para esclarecer dúvidas sobre a utilização do sistema. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, no 0800-777-4344. Por sua vez, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) mantém a Central Nacional de Atendimento do PJe-JT. O número é 0800-600-2529 e funciona em dias úteis, das 9 às 21 horas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Grupo Dia fecha 22 lojas em Campinas

Em Campinas, 22 lojas da rede de supermercados Dia irão encerrar as atividades. De acordo com levantamento realizado pela CBN Campinas, há 37 unidades no município. A decisão da empresa está inserida em um plano de ajuste de lojas no país para buscar a estabilidade da estrutura, após persistentes resultados negativos.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.