Ouça ao vivo

Região de Campinas pode ter racionamento de água

O baixo volume de chuvas nas cabeceiras das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), no sul do Estado de Minas Gerais, deixou a região de Campinas em estado de atenção. O coordenador de estudos do Comitê das bacias, José César Saad, não descarta racionamento de água. Somente na estação de tratamento de água da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), em Camanducaia, no mês de janeiro ainda não choveu em um só dia mais que 18 milímetros. A média necessária seria de 30 milímetros. Em alguns trechos do Rio Jaguari é possível ver o fundo do Rio por causa da pouca quantidade de água. Sendo o Jaguari um dos principais afluentes do reservatório Jaguari-Jacareí do Sistema Cantareira, o maior das cinco represas construídas.

A queda da vazão preocupa. E segundo o coordenador do Comitê até existe expectativa de chuvas, mas não se tem condições de prever o volume de água. O Sistema Cantareira opera neste momento em 25,76%, o menor volume dos últimos 10 anos, em plena época de chuvas. A orientação para os moradores é economizar água para reserva nas caixas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.