Ouça ao vivo

Sousas: Distrito mais antigo de Campinas tem estrutura como desafio

O distrito mais antigo de Campinas mantém características típicas de cidades pequenas. Prédios históricos que datam o ano de 1883, pontes antigas por onde passavam o trem e ruas de paralelepípedos. Sousas que se tornou distrito em 1911 tem uma população de 20 mil habitantes, nos dias de semana tem gente sentada nos bancos das praças, grupo de pessoas mais velhas conversando e um barulho difícil de ouvir nos grandes centros.

Quem mora em Sousas gosta deste estilo de vida pacato. Até a fala de quem está nas praças é mais mansa. É o caso de Augusta Soares e José Tomaz. O senhor que anda bicicleta se vira bem no local, onde mora há 28 anos. 

O local é marcado pela gastronomia, ecologia e lazer. No final de semana, o distrito chega receber cerca de 15 mil pessoas. A tranquilidade dá espaço ao trânsito. As ruas são estreitas recebem gente de várias cidades. O subprefeito, Wander Oliveira Villalba, afirma que isso é um grande desafio, até pelos históricos.

Uma das esperanças para o trânsito em Sousas é a construção da Av. Mackenzie, que vai ligar uma área de condomínios ao centro de Campinas e deve amenizar ao menos o tráfego do dia-dia. São mais de 20 condomínios de alto padrão. O subprefeito também informou que há desafios na área de saúde e educação principalmente com aumento da população do distrito nos últimos 20 anos. O crescimento de Sousas, já deixa um sentimento de nostalgia em Márcio Domingos, que é proprietário de banca de jornal em uma das 20 praças do local.

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.