Ouça ao vivo

Bica em Campinas é usada mesmo após aviso da Vigilância

Entre as 11 nascentes de Campinas com água imprópria para consumo humano, uma bica da Vila Nogueira segue sendo usada mesmo após os avisos afixados pelo Departamento de Vigilância em Saúde da cidade. Localizada na Praça Cândido Portinari, próxima a Arautos da Paz, a fonte é conhecida na região e passou a receber ainda mais moradores durante a crise hídrica. Nos fins de semana, filas se formam ao redor dos canos.

Edirlei Camilo é um dos que frequentam o local regularmente. Para ele, a nascente é confiável e se tornou ainda mais acessível depois que a praça foi reformada. Com dois galões por vez, ele usa a água na cozinha. A água do espaço, porém, não é considerada potável pela Secretaria de Saúde e teve a placa que avisava sobre a restrição removida. A situação confundiu o aposentado João dos Santos.

Morador da Chácara Primavera, ele parou de buscar água em uma nascente do bairro Taquaral depois que o aviso foi afixado. O problema é que o consumo na Vila Nogueira também não é mais recomendado. A coordenadora de Vigilância Ambiental da Devisa, Ivanilda Mendes, confirma o risco de contaminação na água aflorada, já que o local é suscetível a matérias orgânicas e elementos químicos do solo.

A recomendação é para que o uso seja feito na limpeza, já que pode causar problemas de saúde. As placas também foram colocadas no Jardim Carlos Lourenço, São José, Estoril, Esmeraldina e Garcia, e no bairros São Bernardo, Nossa Senhora Aparecida e Colina dos Nascentes. No Satélite Íris I, a Prefeitura informou que estuda alternativas para sinalizar o local, que é arenoso.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.