Ouça ao vivo

Indústria tem 2600 demissões e desempregados relatam desafios

arquivo/cbn

O Danilo Ferreira Zanini está desempregado. A concorrência nos processos seletivos é alta.

As pessoas acabam buscando oportunidades onde elas aparecem. Em Campinas, por exemplo, 2600 trabalhadores foram mandados embora da indústria na região no 1° semestre, segundo o Ciesp.

A Rosana Regnoli trabalhava em uma multinacional e por um ano e meio, não viu muita vaga abrir no setor. Ela até tentou se virar, mas o marido também perdeu o emprego.

O Danilo continua na busca de oportunidades. Ele é formado na área de comunicação, mas a crise o faz buscar em outros ramos. Aliás, para ele, esse ano está até pior que ano passado. Um dado do Ciesp ilustra isso. Nesse ano, a indústria só contratou em janeiro – com 700 postos de trabalho.

Com a dificuldade de recolocação no mercado de trabalho, o Danilo está apostando em um curso de tecnólogo.
A Rosana que é da área de tecnologia, se uniu ao marido, que trabalhava como motoristas, mas tinha prática em consertos em geral. Eles abriram um empresa e já estão até contratando.

As demissões no primeiro semestre desse ano, superaram os mesmos períodos de 2015 e 2014 juntos na região de Campinas. 2016 só não é pior que 2009, quando 7050 postos de trabalho foram fechados, de acordo com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.