Ouça ao vivo

Renovação da outorga do Cantareira entra na fase final

A renovação da outorga do Sistema Cantareira para os próximos anos foi discutida em Campinas nesta sexta-feira. Na reunião, a Agência Nacional de Águas e o Departamento de Água e Energia Elétrica debateram as propostas.

As sugestões foram entregues em junho pelos Comitês PCJ, a Sabesp e o Instituto Mineiro de Gestão de Águas. Na abertura, a crise hídrica foi citada pelo presidente da ANA, Vicente Andreu, que vê a nova permissão como desafio.

Isso porque a renovação era pra ter acontecido em 2014 e foi adiada justamente devido à falta de chuva no estado. Para o PCJ, que representa a bacia dos rios da região, o ideal é que o novo prazo continue a ser de dez anos.

No documento enviado aos gestores, o PCJ pede também o aumento da vazão para 10 metros cúbicos por segundo. Na outorga válida até 2014, o volume estabelecido era de média de 5 metros cúbicos por segundo anualmente.

Desde a crise hídrica, no entanto, a ANA restringiu o envio a 3,5 metros cúbicos para toda a região de Campinas. Para o superintendente do DAEE, Ricardo Borsari, o momento pós-crise leva à busca por mais igualdade entre as partes. Enquanto o PCJ quer a renovação da outorga por 10 anos, a Sabesp, por exemplo, propôs um novo período por até 30 anos.

A discussão realizada em Campinas nesta sexta integra uma das etapas decisivas do processo de renovação da outorga. Depois dela, a proposta-guia deve ser elaborada até o final de outubro. O documento final será divulgado em maio de 2017.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.