Ouça ao vivo

Cresce o número de pedidos de recuperação judicial de empresas da RMC

Um levantamento divulgado recentemente pela Associação Comercial e Industrial de Campinas aponta um aumento de 97% no número de pedidos de recuperação judicial de micro e pequenas empresas da Região Metropolitana de Campinas. Os dados foram analisados comparando janeiro a julho de 2015 para o mesmo período de 2016. Enquanto nesse ano foram 53 pedidos, no ano passado foram 27.

Já no caso das grandes empresas esse crescimento foi de 274%. Foram três pedidos, de janeiro a julho de 2015 e doze no mesmo período de 2016.

O advogado especializado em recuperações judiciais, Maurício Dellova de Campos, comenta a garantia que uma empresa pode dar aos credores que irá cumprir o plano de recuperação judicial

Recentemente o Parque Hopi Hari entrou com um pedido de recuperação judicial na tentativa de evitar a falência. Em um comunicado oficial, a administração do Parque informou que o objetivo é reestruturar os termos e condições dos passivos da companhia de forma ampla, e ainda, de formalizar uma linha de financiamento de longo prazo.

A empresa, inclusive, já teria possíveis investidores dispostos a aplicar dinheiro no parque, mas isso só será viabilizado caso esse processo de recuperação judicial seja autorizado pela Justiça.

No levantamento da ACIC em todos os portes de empresas houve queda no número de falências requeridas comparando janeiro a julho de 2015 e 2016.

Campos comenta que os próprios credores já tem percebido que no caso da falência efetivada, eles também saem perdendo

 

Em nível Brasil houve um aumento de 75% no número de pedidos de recuperação judicial de 2015 para 2016. No caso de falências requeridas, o crescimento foi de 9%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.