Ouça ao vivo

RMC: concentração de renda cai, mas desigualdade ainda é grande

Entre 2000 e 2010, a concentração de renda teve uma redução média de 8,4% na Região Metropolitana de Campinas, taxa melhor do que os 3,4% registrados no estado. Ainda assim, a desigualdade social é grande. É o que aponta o primeiro boletim do Observatório de Políticas Públicas e Migrações da RMC da PUC-Campinas, estudo que detalha a situação das 20 cidades e foi feito a partir do censo demográfico de 2010 do IBGE.

Os dados mostram que Santo Antônio de Posse, Morungaba, Indaiatuba, Paulínia e Monte Mor tiveram avanço na distribuição de renda. Já Americana, Vinhedo, Holambra, Campinas, Sumaré e Valinhos pioraram. No caso específico de Campinas, segundo a professora Cristiane Feltre, responsável pelo Observatório, existe uma maior dificuldade na redução da concentração de renda devido à estrutura e ao tamanho do município.

Ainda de acordo com os dados do censo de 2010, a RMC teve uma redução média no percentual de extremamente pobres, 58%, e no de pobres, 65%, entre 2000 e 2010, melhor do que o estado de São Paulo. Neste caso, Cosmópolis, Indaiatuba, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse e Valinhos se destacaram, enquanto Monte Mor e Engenheiro Coelho registraram índice elevado de pobres.

Mas a professora da PUC- Campinas, Cristiane Feltre, ressalta ainda o crescimento do número de extremamente pobres em Holambra. Ela relaciona os dados com o fluxo migratório entre os anos de 2000 e 2010. Entre as explicações estão as condições encontradas por famílias e trabalhadores vindos de outras regiões do estado e do País. Ela ainda cita casos nos quais a renda teve ligação direta com a economia nacional. A redução mais expressiva no número dos extremamente pobres ocorreu em Arthur Nogueira, Indaiatuba, Itatiba e Valinhos: acima de 70%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.