Ouça ao vivo

Mutirão em Campinas realiza orientação gratuita sobre como se livrar do hábito de fumar

Valéria Hein

Um mutirão no Largo do Rosário, em Campinas, foi uma forma encontrada pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas para conscientizar as pessoas e mobilizar a população sobre os riscos do uso do cigarro.

A causa é lembrada anualmente desde 1986, no dia 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, instituída por Lei. De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, mas mata seis milhões de pessoas por ano.

São aproximadamente 22 milhões de pessoas viciadas em tabaco. 10,8% dos habitantes do planeta.  O evento inclui dois pontos de triagem e avaliação com profissionais da saúde para orientar a população gratuitamente, com avaliações realizadas na Praça José Bonifácio e no Largo do Rosário, em Campinas, das 9h00 às 17h00 dessa segunda-feira.

Uma das voluntárias no mutirão de conscientização, a fisioterapeuta Layse Nakazato cita como exemplo, além do câncer de pulmão,  o enfisema pulmonar. Uma doença incurável, que tem como uma as causas o cigarro.

Os participantes respondem a questionários clínicos que identificam o grau da dependência ao tabaco e são orientados para suporte à interrupção do fumo através dos centros especializados da Secretaria de Saúde de Campinas. A iniciativa chamou a atenção dos fumantes que passavam pelo local.

O projeto é organizado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas com apoio da UNIMED, Prefeitura Municipal, PUC, São Leopoldo Mandic, UNICAMP, UNIP e Anhanguera de Campinas , além da Sociedade de Cardiologista do Estado de São Paulo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Dia do churrasco: veja dicas e cortes mais indicados para um bom resultado

Felipe Rosseli é empresário do ramo de venda de carnes e itens para churrasco há 20 anos. Segundo ele, o mercado está cada vez mais se reinventando. Um exemplo disso é que 70% das vendas do negócio são feitas por aplicativo de celular. Para o empresário, as pessoas estão buscando mais comodidade na hora de planejar acender a churrasqueira

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.