Ouça ao vivo

Sistema com radar capaz de prever tempestades poderá receber informações da população de locais afetados pela chuva

As defesas civis da região de Campinas terão acesso as informações emitidas pelo radar instalado na Unicamp e que poderá prever a chegada de tempestades. A ideia é que os órgãos possam coordenar ações na busca de evitar possíveis vítimas e grandes transtornos à população. A previsão é de que todo o sistema já esteja funcionando até outubro desse ano.

A meteorologista do Cepagri da Unicamp, Ana Ávila ressalta a importância dos órgãos municipais estarem instrumentalizados para que possam, com as informações em mãos, terem um tempo de resposta rápido para o início de ações preventivas

O radar foi instalado na Unicamp e tem um raio de cobertura de 60Km. Dentro dessa área, estão sendo instalados sensores em Americana, Engenheiro Coelho, Indaiatuba, Itatiba, Santo Antônio de Posse, Tuiuti e Campinas. Eles vão auxiliar  na captação de descargas elétricas dentro das nuvens em até 20 quilômetros.

Ana Ávila disse que, com um radar como esse, poderia prever a chegada da tempestade ocorrida em junho passado.

Para o Coordenador da Defesa Civil da Região de Campinas, Sidnei Furtado há de se ter cautela nas informações passadas à população

Todas as informações estarão disponíveis em um aplicativo de celular que a população terá acesso. Elas poderão, inclusive, inserir informações em tempo real, como chuva forte em determinada região ou queda de muro e até mesmo pontos de alagamento.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.