Ouça ao vivo

Usuários do transporte coletivo estão expostos a microrganismos, diz pesquisa

Ônibus em Campinas passam a ter biometria facial (Foto: Divulgação/Transurc)

Os usuários do transporte coletivo de Campinas estão expostos a diversos microrganismos que podem causar doenças, sendo algumas delas graves. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Universidade Metrocamp, que coletou amostras de vários ônibus que circulam pela cidade. O estudo não sugere que exista problema com a limpeza e higienização dos veículos, já que esses fungos, bactérias e parasitas, são passados de pessoa para pessoa.

Com isso, os pontos onde há o toque das mãos de maneira mais frequente, como os assentos, catraca, barras e alças de apoio, reúnem um grupo maior de microrganismos. Quando uma pessoa toca esses pontos, podem levar a infecção para o próprio corpo, colocando a mão nos olhos ou na boca. Por isso, o uso de álcool gel torna-se essencial para a prevenção, já que o usuário corre o risco de adquirir desde alguma irritação nas vias aéreas ou até mesmo uma hemorragia intestinal.

De acordo com a professora de microbiologia da Metrocamp, Rosana Siqueira, não existe meio que possa deixar os coletivos livres de risco de contaminação. Segundo ela, a única alternativa que resta ao usuário é a higiene, principalmente das mãos.

Apesar dos ônibus do transporte público serem o objeto da pesquisa, os resultados podem ser aplicados em qualquer local onde há um fluxo grande de pessoas. A professora de microbiologia Rosana Siqueira, afirma que os cuidados com a higiene devem ser feitos do mesmo modo para quem utiliza outros equipamentos, como corrimão, caixa eletrônico e outros.

A Transurc informou que, os ônibus do transporte público de Campinas são lavados internamente e externamente todos os dias e uma vez por semana são higienizados com detergente bactericida.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.