Ouça ao vivo

Unicamp alerta para importância da checagem de dados de pacientes em hospitais

Uma das preocupações da Organização Mundial da Saúde é em relação a pacientes que morrem em função de causas evitáveis, entre elas o nome errado na ficha, exames de outras pessoas e cirurgia em órgãos trocados.

Isso faz com que o HC da Unicamp inicie neste mês de setembro uma campanha para alertar profissionais de saúde da importância da checagem dos dados.

O Coordenador de Assistência e do Núcleo de Segurança do Paciente, Antônio Gonçalves Filho, reforça inclusive o papel de quem recebe o atendimento – o próprio paciente deve fazer a verificação. A responsabilidade é mútua, diante demanda alta. Só no HC, por exemplo, são cerca de seis mil injeções e medicações intravenosas, por dia.

Apesar do grande número de procedimentos, o HC da Unicamp mantém padrões de segurança, que fazem os índices de trocas de medicamentos, por exemplo, serem considerados baixos, fica em torno de 0,2%, como explica o responsável pela área, Antônio Gonçalves Filho.

A Unicamp destaca tecnologias que contribuem na identificação correta dos pacientes e diz que procura trazê-las para o HC. Atualmente, uma medida adotada, é da pulseira colorida, que identifica, por exemplo, se o paciente é alérgico a alguma medicação.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Grupo Dia fecha 22 lojas em Campinas

Em Campinas, 22 lojas da rede de supermercados Dia irão encerrar as atividades. De acordo com levantamento realizado pela CBN Campinas, há 37 unidades no município. A decisão da empresa está inserida em um plano de ajuste de lojas no país para buscar a estabilidade da estrutura, após persistentes resultados negativos.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.