Ouça ao vivo

Famílias de área ocupada protestam na região central

Cerca de 80 moradores de uma área ocupada no Jardim Itayu, na região do Carlos Lourenço, em Campinas, fizeram um ato nesta manhã de sexta-feira no centro da cidade. Eles saíram em passeata do Largo da Catedral Metropolitana, passaram pela rua Conceição e bloquearam a pista direita da Avenida Anchieta por cerca de 20 minutos.

O grupo pede que a Prefeitura se envolva na discussão sobre a regularização do terreno. O local tem quatro prédios abandonados que abrigam hoje 120 famílias. Segundo um dos advogados que representam os manifestantes, Alexandre Mandl, a intenção é buscar uma solução para evitar e impedir a reintegração de posse.

A área particular, que fica perto do Anel Viário Magalhães Teixeira, tem quatro torres construídas pela metade e atualmente é mantida pelas próprias famílias ocupantes. Depois do ato, eles pararam em frente ao Paço Municipal e só deixaram a pista direita da Anchieta depois que uma comissão foi recebida pelo Executivo por volta de 10h15.

O restante do grupo permaneceu nas escadarias da Prefeitura durante a manhã. A Guarda Municipal e a Polícia Militar acompanharam o protesto. A Emdec monitorou o trânsito. O tráfego ficou lento entre 9h30 e 10h30, mas os reflexos diminuíram gradativamente. Por volta das 11h, a situação já estava normalizada em todas as vias da região central.

Consultada, a Cohab informou que o terreno foi ocupado no mês de abril e confirmou que se reuniu com as famílias e que o proprietário fez o pedido de reintegração de posse. Segundo o órgão, a possibilidade de negociação das moradias só foi aceita pelo dono da área desde que as famílias desocupem os apartamentos imediatamente.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Dia do churrasco: veja dicas e cortes mais indicados para um bom resultado

Felipe Rosseli é empresário do ramo de venda de carnes e itens para churrasco há 20 anos. Segundo ele, o mercado está cada vez mais se reinventando. Um exemplo disso é que 70% das vendas do negócio são feitas por aplicativo de celular. Para o empresário, as pessoas estão buscando mais comodidade na hora de planejar acender a churrasqueira

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.