Ouça ao vivo

Gerente da Sanasa e filho de condenado em esquema de corrupção são alvos da Lava Jato

Força-tarefa explicou a nova fase da Lava Jato (Foto: Reprodução)

O gerente de Planejamento e Projeto da Sanasa, Rovério Pagotto e Thiago Nunes Cance, filho de Aurélio Cance Júnior, condenado no caso Sanasa, foram alvos de condução coercitiva e de mandados de busca e apreensão, na 35° fase da Operação Lava Jato.

Na denúncia, os dois aparecem como recebedores de propina que teriam sido pagas pela empresa Odebrecht na obra da ETE Capivari II. Eles teriam recebido o dinheiro de fevereiro de 2009 a julho de 2010, período em que Hélio de Oliveira Santos era prefeito de Campinas.

Rovério Pagotto, gerente Sanasa, Lava Jato

No caso de Thiago Cance Jr., a denúncia coloca que ele teria recebido o dinheiro “pelo fato de ser filho de Aurélio Cance Júnior”, que era o diretor técnico da Sanasa, na gestão Hélio.

Essas informações foram obtidas em planilhas de Maria Lúcia Tavares – ex-secretária da Odebrecht, como explicou o delegado da Policia Fedral força-tarefa da Lava Jato, Filipe Pace.

Thiago Cance, lava jato

Outra obra do governo Hélio que aparece nas denúncias é do Joá Penteando. Há informação de que “foi encontrada uma planilha digitalizada alocando 3% de obra executada pela Odebrecht para a Prefeitura Municipal de Campinas possivelmente referente ao Túnel 2 do Complexo Viário”.

Ainda na denúncia, há citação de uma mensagem de 2008 que “revela que houve pagamento de vantagem indevida ‘para atender a uma solicitação da Dra.,  ainda não identificada, relativo a obras da ODEBRECHT junto a SANASA”.

Sobre os pagamentos de propina, o delegado Filipe Pace, em coletiva de imprensa, reforçou que aconteciam em várias esferas, autorizados pelo presidente do Odebrecht.

Tunel Joá Penteado, Lava Jato

As investigações chegaram às obras através de planilhas e trechos de conversas de executivos da empreiteira.

Nessa operação, Antônio Palocci, ex ministro de Lula e Dilma e o assessor dele, Jucelino Dourado foram presos. Dourado, inclusive, foi preso na casa dele, em Alphaville, Campinas.

A Sanasa em nota informou foi determinada a dispensa do cargo de confiança de Rovério Pagotto, até a conclusão das investigações. Pagotto é funcionário de carreira e está na empresa há mais de 30 anos, tendo ocupado cargos como gerente de Obras e consultor Técnico.

A coordenação de Campanha de Hélio de Oliveira Santos disse que este é um momento fértil para ações que prejudiquem a campanha eleitoral e que o nome de Dr. Hélio não consta em nenhuma planilha. Sobre a ETE Capivari diz que ela foi exclusivamente administrada pela Sanasa, sendo responsabilidade da direção.

Sobre o túnel Joá Pentado, fala que relatório se refere a “suposições”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.