Ouça ao vivo

Queda nas vendas desacelera em agosto mas índices permanecem negativos

O comércio varejista de Campinas fechou o mês de agosto com um faturamento de quase R$ 1,2 bilhões. Os números em si são bastante expressivos mas se comparados ao mesmo mês do ano passado, estão quase 3% menores. Os dados foram divulgados pela Associação Comercial e Industrial de Campinas.

Para o economista da Acic, Laerte Martins, o que ajudou o mercado em agosto na redução do ritmo da queda foi o clima de inverno, com as liquidações nas vendas promocionais da estação e as vendas do “Dia dos Pais”.

Mesmo assim, segundo ele, o desemprego ainda tem sido o fator decisivo para o cenário do comércio. Campinas tem hoje 11,71% da população economicamente ativa desempregada. Em números, quase 80 mil pessoas estão sem trabalho.

Um outro dado divulgado pela Acic foi uma queda de 6,43% nas consultas ao crediário de agosto desse ano com o mesmo período de 2015. Por outro lado, as consultas à vista cresceram 1,40%. Martins explica os números:

Ao longo dos últimos oito meses, se observa que apesar de negativo, o varejo de Campinas e região começaram a ter uma pequena recuperação nas vendas. De julho para agosto passado, as vendas cresceram 0,5% no município.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.