Ouça ao vivo

Campinas soma mais de 800 casos de caxumba em 2016

Campinas registra até o mês de outubro desse ano 817 casos de caxumba. Só de junho para esse mês os números cresceram 304%. Ao todo, foram contabilizados 148 surtos da doença no município. Para se ter uma ideia, no ano passado todo foram 93 casos de caxumba.

O aumento, porém, não está restrito a Campinas mas em várias outras cidades brasileiras. Na RMC, mesmo, municípios como Limeira, Hortolândia e Piracicaba, também registraram crescimento.

A Coordenadora do programa de imunização  da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Campinas, Valéria Jardini citou dois fatores para esse aumento: um intervalo de tempo que não houve vacinação e a confiabilidade da vacina

Ela explicou que a partir de um segundo caso no mesmo local já é considerado surto da doença. Nesse ano já foram feitos 206 bloqueios vacinais e 27 mil vacinas aplicadas. Segundo Valéria, nos casos de lugares de grande aglomeração de pessoas, como o caso de universidades, mesmo com apenas um caso registrado a secretaria de saúde acabou realizando o bloqueio vacinal.

Valéria Jardini comentou  que uma dificuldade que há no combate à doença é que a transmissão ocorre antes dos sintomas aparecerem. Ela lembra as formas de transmissão da caxumba

Os sintomas mais comuns da caxumba são inchaço e dor abaixo da mandíbula, dor ao engolir, febre e mal- estar. Em alguns casos, podem ocorrer náuseas, rigidez na nuca e até complicações nos ovários e nos testículos.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.