Ouça ao vivo

Indenização do caso Shell/Basf rende R$ 24 milhões a entidade filantrópica

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, entregou um cheque no valor de pouco mais de R$ 24,5 milhões à Instituição Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, numa solenidade de transferência de valores do processo Shell/Basf. A escolha da entidade filantrópica foi feita pelo Ministério Público do Trabalho de Campinas, autor da ação civil pública contra a empresa, responsável pela contaminação do solo e lençol freático da região da fábrica, a partir dos anos 70.

Centenas de ex-trabalhadores da Shell, em Paulínia, e seus familiares tiveram garantidas indenizações e tratamentos médicos. A escolha pela entidade, sediada em Jaci, na região de São José do Rio Preto pelo fato da instituição se comprometer a construir uma embarcação médica para atendimento de quase 700 mil pessoas em 12 municípios da bacia amazônica, que envolvem mais de mil comunidades ribeirinhas. De acordo com o representante da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, frei Francisco Belloti, a entidade mantém dois hospitais nas margens do Rio Amazonas, mas existe uma dificuldade grande de locomoção da população.

O presidente do TRT da 15ª Região, Lorival Ferreira dos Santos, disse que a decisão da justiça teve a pretensão de beneficiar a área de saúde. A decisão da Justiça do Trabalho contempla a destinação de um aporte indenizatório a entidades de pesquisa e medicina. Entre os beneficiadas estão o Hospital do Câncer de Barretos, o Centro Infantil Boldrini e a Universidade de São Paulo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.