Ouça ao vivo

Mortalidade infantil cai 38% na região de Campinas e é a terceira menor do Estado

A mortalidade infantil na região de Campinas caiu 38,5% nos últimos 15 anos. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Fundação Seade e foram divulgados nesta quinta-feira. O índice é o principal indicador da saúde pública segundo a Organização Mundial de Saúde.

Em 2015, a taxa foi de 9,1 óbitos de menores de um ano por mil nascidos vivos. Em 2000, Campinas tinha índice superior a 14.

O professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, José Martins Filho, citou os fatores que contribuíram para essa redução.

O índice considerado como aceitável pela Organização Mundial da Saúde é de dez mortes para cada mil nascimentos.

O comparativo ano a ano mostra uma queda gradual, sendo que, em 2014, a taxa foi de 10,3. Já em 2015, com uma taxa de 9,1 a região teve 61.941 nascidos vivos e 561 óbitos infantis.

O professor da FCM comentou que é importante fazer bem a interpretação dos dados relativos à mortalidade para poder atuar no ponto certo e baixar, ainda mais, os números.

As duas cidades com os menores índices de mortalidade infantil em 2015 foram  São José do Rio Preto que apresentou 8,4 óbitos por mil nascidos vivos, seguida por Ribeirão Preto, com 8,6. O maior índice foi verificado na Baixada Santista, com 14,6 óbitos, e  em Sorocaba, com 11,7.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.