Ouça ao vivo

PSDB sai fortalecido das eleições 2016, aponta cientista político

Depois de encerradas as eleições municipais 2016 a nova geografia política brasileira aponta o PSDB como o partido que obteve o maior crescimento  em termos de vitória. Em 2012, havia feito 695 prefeitos e agora, 817, um aumento de 17,5%. Além disso, os tucanos vão administrar 26 dos 92 maiores municípios brasileiros, inclusive o maior deles, São Paulo.

O PT, por outro lado, foi o que mais perdeu cadeiras  e viu seu poder municipal diminuir em 60%. Antes, era o terceiro maior em número de prefeituras, com 638. Agora é o décimo, com 254. O cientista político Wagner Romão comentou a respeito da lição que a esquerda deve tirar depois dessas eleições

Para ele o segundo turno das eleições municipais neste domingo consolidou o PSDB, principal aliado do Governo Michel Temer (PMDB), como o grande vencedor da corrida eleitoral deste ano.

Das 19 cidades onde disputou o segundo turno, os tucanos venceram em 14: as maiores vitórias ocorreram em Porto Alegre, Manaus e em Belém.

Para Romão, Geraldo Alckmin se credencia como o principal candidato do PSDB para a corrida eleitoral de 2018. Operação Lava Jato, aliás, que segundo o cientista político tem tido uma forte influência na  política brasileira

O PMDB, partido do presidente da república, permanece como o partido com o maior número de prefeituras, elegeu 1.047 prefeitos. Comparado com a eleição de 2012, seu crescimento foi de 2,5%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.