Ouça ao vivo

Sindicato dos Servidores de Campinas lamenta parcelamento de salários

Tadeu Cohen, diretor do Sindicato (Divulgação)

Após a Prefeitura de Campinas anunciar que parcelará os salários referentes ao mês de outubro para cerca de 25% dos funcionários, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas divulgou uma nota lamentando a decisão.

O diretor do sindicato, Tadeu Cohen, disse que independente do fato de que os que receberão o salário de forma parcelada sejam aqueles que recebem os maiores vencimentos, isso atrapalha o planejamento financeiro das famílias dos servidores. “Cada um de nós programa sua vida durante o ano, independente do salário, essa notícia é uma surpresa, uma notícia ruim para nós”.

O sindicato tem a preocupação de que a medida venha a ocorrer em outros meses, e também se preocupa quanto ao pagamento do décimo terceiro salário dos servidores, e por isso, se prontificou em cobrar do Prefeito que a segunda parcela seja paga na data prometida, em 15 de novembro, assim como o pagamento do 13° salário.

Outra reclamação do sindicato é quanto à medida anunciada da demissão de 20% dos servidores comissionados. Geralmente, sindicatos de servidores municipais defendem a redução dos cargos comissionados, e a realização de concursos públicos para o preenchimento desses cargos. O diretor justificou o posicionamento atual do sindicato em relação aos comissionados. “Estamos falando de um momento com 12 milhões de desempregados, por mais que sejamos favoráveis ao concurso público, essa é uma medida que mexe com o pai de família, embora o sindicato sempre defenda o concurso público”.

Uma das medidas anunciadas pela Prefeitura agradou o sindicato. É a proibição das horas extras para os servidores, salvo casos excepcionais. Embora a decisão ocorra por contenção de gastos, o sindicato afirma sempre ter defendido tal medida, devido, segundo o sindicato, à sobrecarga de trabalho e as condições que os trabalhadores estão expostos. Com isso, a entidade espera maior qualidade de vida do funcionalismo, sem sobrecarregar o trabalhador, pois isso comprometeria a saúde dos servidores.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.