Ouça ao vivo

Unicamp completa 50 anos e reitor ressalta trajetória vencedora

Agora no mês de outubro a Unicamp completa 50 anos de existência. Atualmente a universidade conta com os campi em Campinas, Limeira e Piracicaba. No campo da inovação tecnológica, a Universidade atingiu a marca de mil patentes em julho passado.

Cerca de 6 mil ex-alunos da universidade escolheram o empreendedorismo como opção de carreira e abriram empresas, o que representa 7,7% dos estudantes formados nos cursos regulares de graduação e pós-graduação.

Atualmente estão cadastradas mais de 400 empresas-filhas da Universidade, que respondem por um faturamento anual superior a R$ 3 bilhões. O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge preferiu não citar um ou outro trabalho desenvolvido pela universidade ao longo desses anos como destaque mas valorizou a formação de recursos humanos qualificados e preparados para o exercício profissional

Na área hospitalar a Unicamp também é referência. O Hospital de Clínicas e o Hospital Estadual em Sumaré acabam por cobrir uma área de 90 municípios e uma população superior a cinco milhões de habitantes. Tadeu Jorge comentou a diferença que as unidades fazem para a sociedade.

No aspecto financeiro ele ressaltou que a vinculação da arrecadação do ICMS ao orçamento das universidades paulistas foi a responsável pela projeção e destaque que elas tiveram nas últimas décadas.

Segundo ele, isso permitiu que as universidades pudessem estabelecer planejamentos mas sempre admitindo a possibilidade de que um dia a arrecadação poderia cair. E nesse período, que a Unicamp atravessa hoje, o reitor da universidade disse estar usando  a reserva que conseguiu fazer ao longo dos anos

O campus da Unicamp, em Campinas, leva o nome de seu fundador, Prof. Zeferino Vaz, que  viu em 5 de outubro de 1966 a sua instalação oficial no distrito de Barão Geraldo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Grupo Dia fecha 22 lojas em Campinas

Em Campinas, 22 lojas da rede de supermercados Dia irão encerrar as atividades. De acordo com levantamento realizado pela CBN Campinas, há 37 unidades no município. A decisão da empresa está inserida em um plano de ajuste de lojas no país para buscar a estabilidade da estrutura, após persistentes resultados negativos.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.