Ouça ao vivo

MTE suspende serviço de coleta de lixo em Campinas

O Ministério do Trabalho e Emprego determinou a suspensão da coleta de lixo em Campinas por tempo indeterminado.  A medida foi tomada depois de uma fiscalização do órgão que constatou várias irregularidades.

De acordo com o Ministério o principal problema é no transporte dos coletores. Os fiscais flagraram cinco trabalhadores na cabine do caminhão até o primeiro ponto de coleta de lixo sendo que o veículo possui apenas três cintos de segurança.

Uma outra irregularidade encontrada, segundo informações  do Auditor  Fiscal do Trabalho, Marcel Sousa, foi a permanência dos trabalhadores nos estribos dos caminhões

Sousa comentou que ao longo de um ano e nove meses foram registrados 182 acidentes de trabalho envolvendo os coletores de lixo em Campinas. A ação foi realizada pelo MTE em várias cidades do país e busca alertar as empresas dos riscos que os trabalhadores estão correndo ao exercer as atividades da forma que estão atuando.

As atividades são deverão ser retomadas depois que a empresa responsável pelo serviço, o Consórcio Renova Ambiental, fizer  as adequações necessárias, mas segundo  o Auditor Fiscal do Trabalho, Marcel Sousa, a empresa pode recorrer da decisão. Para ele, a solução seria fazer a coleta mecanizada do lixo

Em Campinas são coletadas, diariamente, mais de 1,5 mil toneladas de lixo doméstico. Pelo serviço, a Prefeitura tem um contrato com a empresa no valor de R$ 91 milhões e que foi aditado em R$ 8,8 milhões no mês passado. O Consórcio Renova Ambiental foi procurado mas não retornou as ligações da reportagem.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.