Ouça ao vivo

Trabalhadores do CS Capivari fazem paralisação contra a falta de segurança

Cartazes de protesto em 2016: CS sofre com insegurança há anos

Os trabalhadores do Centro de Saúde do Jardim Capivari, em Campinas, paralisaram as atividades nesta terça-feira em protesto contra a falta de segurança na unidade. Todas as consultas do dia foram reagendadas, e àqueles que procuraram a unidade em casos não urgentes não conseguiram atendimento.

Um incidente na segunda-feira foi o estopim para a paralisação, conforme relata a Auxiliar de Enfermagem, Silmara Fernandes. “Situações de violência estão sendo cada vez mais constantes e cada vez piores. Ontem uma enfermeira foi ameaçada, o paciente saiu, voltou e não encontrou ela, e saiu furando os pneus de vários carros aqui fora. Imagine se ele tivesse encontrado ela depois?”

A irritação de muitos pacientes ocorre por eles não compreenderem a necessidade de cumprir normas do Ministério da Saúde e também da Secretaria Municipal de Saúde, pelas quais todos os pacientes têm de passar.

O Técnico em Farmácia, Renan Dorta, relata a intranquilidade dos trabalhadores com este tipo de situação. “A gente vem pra trabalhar pra atender a população bem, e de repente você está trabalhando e o cara tá lá fora quebrando seu carro todinho, e quem vai arcar com isso? A situação é inaceitável.”

Por conta das obras de ampliação do Centro de Saúde, os trabalhadores estão tendo de estacionar seus carros na rua, pois o estacionamento para funcionários está ocupado por materiais de construção.

O Diretor do Sindicato dos Servidores Municipais, Afonso Basílio, cobra uma atitude da administração municipal, e disse ainda que caso nenhuma atitude seja tomada, uma nova paralisação poderá ser realizada na semana que vem. A unidade de saúde tem sido vítima de diversos roubos, assaltos e depredações, segundo o sindicato.

A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que a orientação é que o atendimento seja mantido, e que não há argumento que justifique que seja negado atendimento aos pacientes. A Secretaria de Saúde vai apurar a paralisação, e poderá abrir uma sindicância por conta da interrupção do atendimento.

Quanto à segurança, foi informado que o segurança patrimonial que trabalha no local é devidamente treinado para realizar a segurança do centro de saúde, e que já está sendo providenciada a liberação do estacionamento. Além disso, a reforma da unidade trará melhorias na segurança, por conta de melhora na iluminação e em barreiras físicas, entre outras coisas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.