Ouça ao vivo

Greve continua em Americana e medidas da prefeitura atingem saúde

Foto: Arquivo CBN

Apesar da prefeitura de Americana ter realizado o depósito de R$ 800 para cada servidor público no dia 09, a greve dos servidores municipais que começou no dia 07, continua nesta semana, já que a paralisação ocorre porque os funcionários querem o pagamento integral e também o 13° salário.

Sobre essa situação, a prefeitura disse por nota que mantém a decisão de sempre priorizar os salários, o que é feito de acordo com a disponibilidade de receita.  Quanto ao 13º, diz que os pagamentos estão previstos para janeiro, em virtude da falta de recursos.

Além desse problema com salários, o sindicato aponta demissões na área da saúde e impactos nesse serviço.

Segundo a entidade, 190 trabalhadores da área da saúde foram demitidos desde que a cidade decretou estado de calamidade financeira, no início de outubro. As demissões atingiram principalmente os RPAs que são funcionários autônomos que prestam serviço, sem vínculo com a prefeitura.

Além das demissões, médicos teriam deixado os postos por falta de pagamento e a UPA São José chegou a fechar. Quem relata é o diretor do sindicato, Rogério Vanzo.

Por nota, a Secretaria de Saúde de Americana informou que está tomando providências para não haver desassistência da população na área da saúde, fazendo remanejamentos. Afirma ainda que está prevista para janeiro, a contratação de médicos Pessoa Jurídica para a rede de saúde.

Sobre as demissões, explica que houve dispensas por determinação judicial.

Sobre os médicos concursados, ressalta que os pagamentos continuam parcelados, como ocorre com todos servidores municipais. Sobre a UPA que ficou fechada, informou que ela foi reaberta nesta segunda-feira (12/12), mas não detalhou a situação do local.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.