Ouça ao vivo

Para agilizar liberação, Viracopos cria ‘canal verde’ para cargas de madeira

Após o aeroporto de Viracopos em Campinas sofrer durante 2016, com demora na liberação de cargas, tanto por parte da Anvisa, como pela Receita Federal diante de paralisações e falta de pessoal, neste final de ano, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos anunciou um projeto pioneiro que cria o ‘canal verde’ para cargas com suportes de madeira. Com ele, a expectativa é que o processo de seja mais ágil, já que 23% das cargas importadas pelo aeroporto passariam por ele, aliviando inspeção pelos auditores.

Esses produtos com madeira correspondem a 230 mil volumes anuais, na importação.

Atualmente, todas estas cargas são direcionadas para a inspeção dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários. A nova medida pode reduzir em 20% o volume de cargas nessa área.

Mesmo com o “canal verde”, o fiscal poderá analisar as cargas e auditar os processos e sistemas a fim de verificar o cumprimento da legislação vigente.

O projeto que é experimental é desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos  Avançados em Economia Aplicada, com supervisão do Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A fiscalização das madeiras acontece nos aeroportos para o controle de entrada de pragas, como vírus e fungos, além de situações que se classifiquem como ameaças para a diversidade florestal brasileira.

Em média, 6% das embalagens e suportes de madeira fiscalizados são condenadas por estarem em desacordo com a legislação. Quase 2% apresentam sinal de infestação.

Viracopos é responsável por quase 40% de toda a carga importada no país pelo modal aéreo.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.