Ouça ao vivo

Servidores de Americana entram em greve e em Sumaré pressionam prefeitura diante da crise

Os servidores de Americana optaram pela paralisação das atividades devido ao atraso no pagamento dos salários e dos benefícios. A decisão foi tomada em assembleia nesta terça-feira (06/12), com a greve valendo já nesta quarta (07/12), com mobilizações em frente ao paço municipal.

Americana já decretou estado de calamidade financeira, passa por uma grave crise e vem parcelando os salários dos funcionários públicos, além de já ter feito demissões, começando pelos comissionados.

Neste final de ano, a situação é ainda mais complicada, por conta do 13° salário.

A prefeitura de Americana informou que nesse mês, em virtude das dificuldades financeiras, decidiu priorizar os recursos disponíveis para renovação da Certidão negativa de Débitos, para conseguir recursos dos governos federal e estadual. Garante, no entanto, que com a entrada de receitas ainda nesta semana, iniciará o pagamento parcelado dos salários.

Outra cidade que passa por situação semelhante é Sumaré. Nesta terça-feira, também houve assembleia no município, com a definição de que os funcionários públicos farão atos para pressionar o pagamento dos salários e do 13°. Desde a metade do ano, os vencimentos são pagos de forma parcelada.

Por nota, a prefeitura de Sumaré informou que realiza depósito das parcelas dos salários sempre às terças-feiras. Sendo que são quitados primeiro, os salários menores. Neste mês, nesta terça, dia 06, a prefeitura depositou R$ 760,00 na conta de todos os servidores municipais. Como o valor de cada parcela depende das “entradas” de repasses de recursos federais e estaduais, é impossível antecipar qual o valor de cada “parcela”.

Sobre o 13°, informou que a Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento ainda não se manifestou isso.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.