Ouça ao vivo

Chuvas de janeiro em Campinas estão entre as mais volumosas da história para o mês

O mês de janeiro fechou com um total de 355,4 mm de chuvas, superando a média história para o mês que é de 289,1mm, em Campinas. Além disso, a marca entrou para a lista dos oito meses mais chuvosos desde 1988, quando foi instalada a estação meteorológica na Unicamp. Os dados foram divulgados nessa terça-feira, pelo Cepagri.

Os três janeiros mais chuvosos foram nos anos de 2007, quando foram registrados  476mm;  2005 quando o Cepagri contabilizou um total de 424,8mm e 1991 com um volume acumulado de chuva de 418,3mm.

Já as temperaturas ficaram dentro da média esperada para o mês, máxima de 29,7ºC e mínima de 20ºC. Na última segunda-feira, porém, no momento da chuva que caiu em Campinas no final da tarde, a temperatura despencou caindo de 33 ºC para 24 ºC.

Embora não tenha chovido em muitos dias de janeiro, quando a chuva veio, ela caiu em grande volume. Um exemplo foi na segunda-feira, dia 30, quando foram registrados 64mm em cerca de 40 minutos.  O volume de água era esperado para dez dias. Já na quinta-feira, dia 26, ela também veio com forte intensidade. Na ocasião foram 27 mm em 50 minutos

Em ambas as ocasiões, as chuvas, sempre acompanhadas de fortes ventos, provocaram vários estragos como a queda de mais de 50 árvores, diversos pontos de alagamentos, quedas de muros e destelhamentos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.