Ouça ao vivo

Comissão de Direitos Humanos da OAB critica transferência de presos de Bauru para Hortolândia

A Comissão de Direitos Humanos da OAB Campinas criticou a transferência de detentos do Centro de Progressão Penitenciária de Bauru para o CPP de Hortolândia.

A transferência foi realizada depois da rebelião na terça-feira em que 152 detentos fugiram e até a tarde de quarta-feira, 110 tinham sido recuperados. Embora a Secretaria de Administração Penitenciária não fale sobre o assunto, funcionários do complexo penitenciário Campinas-Hortolândia afirmaram que, pelo menos, oito caminhões chegaram durante a madrugada na unidade.

O Presidente da Comissão da OAB Campinas, Paulo Cesar da Silva Braga, classificou como uma bomba relógio a situação do complexo Campinas-Hortolândia

No complexo funcionam dois Centros de Progressão Penitenciária. O de Campinas tem capacidade para 1446 detentos e abriga 2452. Já no de Hortolândia a capacidade é para 1036 mas hoje estão no local 1469 detentos, exceto os transferidos de Bauru, cujo número não foi divulgado pela Secretaria.

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, o Estado apenas transferiu o problema de Bauru para a região de Campinas.

De acordo com dados da Secretaria de Administração Penitenciária, em Bauru, as três unidades de CPP somam 6481 detentos sendo que a capacidade é para 4540 pessoas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.