Ouça ao vivo

Hotel em Campinas segue ocupado, sem data para reintegração de posse

Valéria Hein

Está mantida a ocupação no Hotel San Francisco, no centro de Campinas, que foi ocupada há cerca de um mês. A ocupação ocorreu na madrugada do dia 8 de dezembro, que foi feriado em Campinas. O grupo responsável se denomina Comunidade de Famílias por Moradia e alega não ter condições de pagar aluguel ou de morar de favor com amigos e familiares

Ninguém grava entrevista, mas numa carta entregue à Imprensa, o grupo questiona a política e as regras do setor de habitação do município, como  a Companhia de Habitação Popular. Eles alegam que famílias com renda acima de seis salários mínimos são privilegiadas, em contradição com a demanda por moradia de famílias que ganham até três salários mínimos, que é de 87%.

O hotel fica na Rua Saldanha Marinho, após o cruzamento com a Av. Campos Salles. Os comerciantes da região não querem falar no assunto. Mas, um deles aceitou gravar entrevista, com a condição de não ser identificado. Ele afirma que os ocupantes do Hotel não causam transtornos, nem prejuízo ao comércio e mantém uma rotina organizada de limpeza e movimentação de pessoas, como buscar comida e levar as roupas dos ocupantes para lavar.

A Cohab alega ocupação irregular e informa que técnicos foram ao imóvel, mas não foram recebidos pelos integrantes do movimento. A reintegração de posse foi autorizada pela Justiça, mas a Polícia Militar ainda não marcou uma data para cumprir a ordem. Apesar do aspecto de abandono, com pintura vencida e paredes e letreiros quebrados, a proprietária afirma que o hotel não está abandonado, apenas fechado, porque existe uma pendência judicial.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.