Ouça ao vivo

Prefeitura e Exército iniciam ação conjunta contra o aedes aegypti

Os agentes de Saúde da Prefeitura de Campinas e o Exército fizeram na manhã desta sexta-feira uma ação contra a dengue, a chikungunya e o vírus da zika pelas ruas do Jardim Nova Europa. A atividade conjunta aconteceu das 9h ao meio-dia e foi a primeira de um cronograma que se estende até o mês de abril. Nesse período, o apoio dos soldados vai acontecer toda sexta-feira.

Coordenadora do Programa de Arboviroses da Região Sul de Campinas, Patrícia Rigo explica que a programação teve como base o período de maior proliferação do mosquito aedes aegypti. Ao todo, no primeiro dia, 20 soldados e 20 agentes de saúde foram divididos em duplas. A ideia era visitar ao menos 780 imóveis do bairro e vistoriar as condições dos quintais e jardins.

Além de orientar os moradores sobre as doenças e o ciclo de vida do mosquito transmissor, as equipes ainda fizeram a vedação de caixas d’água e eliminaram possíveis criadouros. Para a coordenadora de Saúde, Patrícia Rigo, a presença do Exército facilita o contato com a população. Ela diz que o reforço ainda é necessário, mesmo com a ampla divulgação.

Pelas ruas do bairro, os moradores aprovam a ação de combate. Maria Regina Rossetti, que contraiu dengue em 2015, conhece bem os sintomas e por isso ela e o marido pedem muita atenção. Os últimos dados da Secretaria de Saúde de Campinas são de novembro e apontam que em 2016 foram registrados mais de 3,3 mil casos de dengue, 500 de zika e seis de chikungunya. Depois do Jardim Nova Europa, as equipes da Prefeitura e do Exército devem passar por outros bairros da cidade semanalmente até o fim do período mais quente do ano.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.