Ouça ao vivo

Prefeitura testa tecnologia para eliminar dinheiro nos ônibus de Campinas

A prefeitura de Campinas começa a testar nessa sexta-feira, no distrito de Sousas, o pagamento da tarifa de ônibus do transporte urbano via bilhete com o QR Code. O teste será feito com o objetivo de eliminar o pagamento em dinheiro dos passageiros que não usam o bilhete único ou vale-transporte.

O QR Code é um código de barras bidimensional, impresso em papel, que armazena dados e caracteres. O ticket terá a codificação da tarifa. O bilhete com o QR Code tem o custo de R$ 4,50, valor de uma passagem para pagamento em dinheiro. E não dá direito à integração.

A passagem terá validade de sete dias, contados a partir da data da emissão. Não há reembolso pela não utilização do ticket, nem emissão de segunda via por conta de perda, furto, roubo ou qualquer outra ocorrência.

O projeto piloto será testado até o dia 28 de fevereiro. Inicialmente será realizado em 25 ônibus, de oito linhas que atendem os distritos de Sousas e Joaquim Egídio.

No período de testes, a venda das passagens com QR Code será feita na região de Sousas e em três lojas da rede credenciada pela Transurc. Também haverá monitores uniformizados, vendendo os bilhetes nos principais pontos de embarque do distrito.

Com a aprovação da nova tecnologia e ampliação para o restante da frota, o bilhete com QR Code será comercializado em toda a rede credenciada da Transurc e em equipamentos distribuídos em pontos estratégicos de Campinas, como terminais de ônibus, hospitais, postos de saúde e Terminal Rodoviário. Nestes equipamentos, similares a caixas eletrônicos de bancos, será possível adquirir o bilhete utilizando cartões de débito ou crédito.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.