A alquimia de Jorge Ben Jor

2
216

 

Dentro da indústria fonográfica brasileira lançar um disco temático por si  só não é uma tarefa fácil  e ainda  por cima tendo  como referencia a alquimia !!  Pois se aventurar  fora do modelo de segue a linha amor, saudade e desencontros sentimentais   é quase sinônimo de fracasso .  Porém em 1974  Jorge  Ben   já  estava com 11 anos de carreira e tinha um excelente sucesso de público,  cometeu  uma  ousadia   ao lançar o  lp Tábua de Esmeralda.

 

 

 

A grande astúcia do carioca   Jorge Duílio Lima Menezes foi  apresentar  um  tema complexo mas sem abrir mão do estilo. Na juventude  depois  de concluir  o ginásio estudou e  fez parte do coral do colégio diocesano São José por  02 anos.  A experiência do retiro em meio  aos livros sagrados contribuíram para o tom místico e devocional  a São Jorge que teria em sua carreira.

 

 

A Tábua de Esmeralda  com  os supostos  estudos alquímicos  segundo a   tradição não seria apenas uma e sim 12 que por sua vez  também é  a  quantidade de faixas  deste projeto.  Praticamente todas as letras foram escritas por Jorge Ben  com exceção  de um texto do pensador  Fulcaneli que foi musicado  por  Ben Jor  que  já tinha algumas canções sobre o tema, porem nada tão substancial  como  trouxe  para esse lp.

 

 

 

O quadro Música é Cultura destaca o lp Tábua de Esmeralda de Jorge Ben Jor que propôs um trabalho temático sobre Alquimia em 1974. O projeto que traz ótimas letras, arranjos criativos e belas melodias com o sofisticado apoio vocal dos  Golden Boys.

Acompanhe esta edição

 

entre em contato :

robson@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

 

2 Comentários

  1. Olá!!!!

    Foi muito bom conhecer peculiaridades do cantor da qual sou fã.
    Parabéns pela apresentação, pesquisadiscografica e a todos da equipe.
    Suas opções musicais s~sempre bem-vindas.
    Sucesso SEMPRE!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA