Ouça ao vivo

Criança morre afogada ao cair em buraco no Satélite Íris

Uma criança de 4 anos morreu afogada ao cair no buraco de uma obra de canalização no bairro Satélite Íris, em Campinas. A morte do menino Pedro Júnior Mendes de Sousa aconteceu na noite desta terça-feira na Rua Joaquim Vieira Neto.

Segundo o pai dele, Pedro Mendes de Sousa, que estava no trabalho, a mãe e os outros filhos estavam na sala quando a ausência do caçula foi notada. Ele conta que a criança foi procurada na casa de um vizinho do outro lado da rua de terra, onde costumava brincar.

Depois de alguns minutos, no entanto, desconfiaram que o garoto poderia ter caído, já que o buraco fica exatamente entre as duas residências. Foi um dos moradores que entrou no buraco com água e encontrou Pedro. Genival dos Santos conta que a profundidade passava de dois metros e que chovia forte.

O resgate foi chamado e confirmou a morte. O menino será sepultado na tarde desta quarta-feira na cidade vizinha de Hortolândia. O clima é de revolta no bairro, já que os vizinhos alegam que a sinalização, feita com uma fita de isolamento, era insuficiente.

Ao todo, dois buracos foram abertos no último dia 12 para intervenções de instalação de tubulações. Nesta quarta, no entanto, depois de dois dias sem atividades e do acidente, operários com ao menos três escavadeiras trabalhavam na rua.

Em nota, a Prefeitura afirma que “se compadece com a família nesse momento e que o bairro Satélite Íris há 50 anos espera por melhorias e asfalto”. No comunicado, diz ainda que “serão 22 quilômetros de ruas pavimentadas e 19 quilômetros de galerias para a passagem da água da chuva”. Segundo o Executivo, como o contrato para a obra foi firmado com a Estrutural Engenharia, “as normas técnicas de segurança são também responsabilidade da empresa”.

Por fim, informa que a Secretaria de Infraestrutura vai abrir um “procedimento administrativo de apuração de responsabilidade no prazo de 90 dias”. Sem prejuízo das demais sanções e punições, a Prefeitura determina à empresa que preste todo o auxílio à família. A terceirizada não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Ex-bugrinos são atrações da Chapecoense no duelo no Brinco Ouro

Chapecoense estreou com vitória na Série B. Venceu o Ituano em casa, no último sábado. Agora o time de Santa Catarina visita o Guarani nesta sexta-feira no estádio Brinco de Ouro em Campinas. Time conta com ex-bugrinos Umberto Louzer, Matheus Cavichiolli e Giovanni Augusto.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.