Ouça ao vivo

Abaixo-assinado pede providência diante da falta de ginecologista no CS Valença

Mulheres moradoras da região do Parque Valença em Campinas reclamam da falta de consultas ginecológicas no centro de saúde do bairro. Antônia Maria de Jesus Silva se mobilizou e conta que conseguiu reunir mais de 1400 assinaturas, reivindicando providências.

Jerosalina Maria da Silva e Iva Isabel dos Santos dizem que não conseguem consulta no CS do Valença, já que o único ginecologista que atende de vez em quando no local, é focado na assistência a grávidas.

O vereador Pedro Tourinho encaminhou o abaixo assinado e participou de um ato em frente o centro de saúde. Ele classifica a situação como omissão da prefeitura.

A prefeitura reconhece que atualmente no CS do Valença há um ginecologista, que se divide atendendo outras unidades, dessa forma prioriza gestantes e casos de urgência.

Apesar disso, reforça que tem equipes de médicos da família e caso haja necessidade de especialista, há encaminhamento para outros locais.

Sobre a situação, afirma que desde 2013 foram realizados 11 concursos e processos para contratação de médicos, priorizando lugares com maior dependência do SUS. Atualmente, Campinas tem 1,8 mil médicos. Sobre os ginecologistas, informa que é prioridade para a gestão pública, mas não dá previsões de contratações.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.