Ouça ao vivo

Astrônomo desmente e população brinca sobre “fim do mundo”

O alerta feito por um suposto astrônomo russo de que um asteroide se chocaria contra a Terra nesta terça-feira se espalhou pelas redes sociais. O tom de brincadeira na grande maioria das publicações se confirmou nas ruas de Campinas. Teve até quem pensasse nas contas e nas dívidas. Foi o caso de Elza Fernandes, que trata a notícia como mais um boato, mas se diverte ao pensar em todas as pendências que deixaria para trás. Fabiana Terence também ri com a possibilidade e diz não conseguir traçar as prioridades sobre o que faria se a situação se confirmasse.

E o ceticismo da população é amparado pelo tom das notícias envolvendo principalmente a Nasa, e que desmentem o chamado “fim do mundo”. Até mesmo a Sociedade Astronômica Brasileira se manifestou. A entidade confirmou a existência do asteroide, mas descartou a chance de colisão. Acostumado com os boatos, o astrônomo do Observatório Municipal, Julio Lobo, até brinca, mas lamenta a divulgação de informações falsas.

Mas mesmo com a desconfiança da maioria e com a garantia dos cientistas, Lobo conta que recebeu várias mensagens de pessoas com receio. Por esse motivo, cita que muitos asteroides passam todos os anos pelo planeta e diz que o monitoramento é frequente e sério em muitos países. Ele explica ainda que o asteroide deve passar a 51 milhões de quilômetros de distância e convida a todos a visitar o observatório, que fica no Pico das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, e funciona todos os domingos das 17h às 21h.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.