Ouça ao vivo

Campinas é destaque em ranking de saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil 

Dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil  mostram que  quase 40% da água tratada no país é perdida por causa de vazamentos nas tubulações, ligações clandestinas e erros de medição. Em Campinas, os últimos dados divulgados apontam que no município, esse índice fica em torno de 20%.

O ranking feito pelo Instituto contempla diversos indicadores de saneamento básico, como acesso ao abastecimento de água e à coleta de esgoto, o percentual do esgoto tratado e investimentos e arrecadação no setor.

Campinas ocupa a 17º colocação em uma lista que contempla 100 municípios. Os três primeiros são Franca, Uberlândia e São José dos Campos. Entre as cidades com mais de um milhão de habitantes, Campinas figura na segunda colocação, atrás apenas de Curitiba.  O município aparece também entre os dez melhores  com relação ao índice de perdas de faturamento x água fornecida e perda de água na distribuição.

Segundo o presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, quanto mais populoso o município maior a dificuldade em fazer as obras necessárias para reduzir os números.

Édison Carlos alertou para os baixos índices de tratamento em cidades da região norte. As perdas chegam a 46,25% e o índice de coleta e tratamento de esgoto não passa de 17%. Para ele, além dos números já apontarem uma situação crítica com relação ao saneamento básico, a falta de perspectiva observada ao longo do tempo é o que mais preocupa.

De acordo com o ranking a região Centro- Oeste é a que apresenta a melhor média por região com relação ao tratamento de esgoto com um índice de 50,22%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.