Ouça ao vivo

Motociclistas, pedestres e jovens são principais vítimas de acidentes de trânsito

As principais vítimas de acidentes de trânsito no Estado de São Paulo são motociclistas e pedestres. Eles correspondem a 64% das vítimas fatais. 25% têm entre 18 e 29 anos, reforçando a preocupação com os jovens. 80% são homens.

Os dados são do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito e trazem outras preocupações: 94% das ocorrências acontecem por falha humana, sendo mais de 60% no perímetro urbano. Sábado e domingo são os dias com mais ocorrências de acidentes graves e com mortes. Geralmente, ocorrem no período da noite ou de madrugada.

Além de dados gerais, há o perfil de cada cidade. Em Campinas, a preocupação é com os carros de passeio, como explica a Coordenadora do Movimento Paulista de Segurança, Silvia Lisboa. Com essas particularidades, o estado e município fazem ações específicas para redução de acidentes.

Para essas ações, o governo do estado deve investir neste ano cerca de R$ 100 milhões, provenientes de multas. Apesar disso, Silvia Lisboa, reforça a necessidade de que a população contribua.

Se os dados e a fala de Silvia não convenceram, o campineiro Paulo Orlando Iazzetti de 27 anos conta a história dele. O jovem foi vítima de um acidente que o deixou três anos sem andar e enxergar. O motorista estava embriagado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.