Ouça ao vivo

Especialista recomenda equilíbrio nos gastos para não sofrer ressaca financeira pós-carnaval

Curtir o carnaval gera gastos. São bebidas, alimentação, hospedagem, fantasias e até mesmo o consumo em bares e baladas. Para não deixar que euforia do Carnaval provoque um rombo no orçamento é necessário planejamento. O educador financeiro, Márcio Marques, recomenda fazer  um diagnóstico da própria situação financeira e se programar com antecedência para  não sair gastando de forma impulsiva, do contrário, o endividamento pode se arrastar por meses.

Mesmo nas festas em família, na própria casa, o gasto pode sair do controle para o anfitrião. Para que isso não aconteça,  Márcio Marques lembra que não é constrangimento nenhum pedir a colaboração dos convidados na divisão de despesas. 60% da população brasileira está endividada. Desses, em 80% dos casos, são dívidas com cartão de crédito.

De acordo com o educador financeiro, o cartão de crédito, quando bem utilizado, pode ser até um bom investimento, mas se o consumidor cair na cilada do crédito rotativo, a bola de neve financeira será inevitável. Para o especialista, curtir o carnaval sem deixar a emoção dominar o equilíbrio nos gastos é a melhor receita para não acordar na quarta-feira de cinzas com ressaca financeira.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.