Ouça ao vivo

Médicos e prefeitura de Sumaré fecham acordo e greve da categoria chega ao fim

Valéria Hein

A prefeitura de Sumaré e o Sindicato dos Médicos de Campinas e Região firmaram um acordo que prevê o pagamento dos salários atrasados da categoria, que suspendeu a greve e retomou as atividades nesta quarta-feira. Com isso, os médicos que atuam na Unidade de Pronto Atendimento Macarenko e no PA do Matão voltaram a trabalhar em tempo integral.

Pelo acordo, o município fará o pagamento integral do salário de dezembro no dia 10 de fevereiro e no dia 20, será efetuado o valor referente ao mês de janeiro. O restante dos meses em atraso foi parcelado em três vezes cada mês. Assim, cada médico irá receber o salário do mês vigente mais 1/3 referente a  um mês em atraso, até que a dívida seja totalmente quitada. De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos, Casemiro Reis, a melhor solução para o impasse era a negociação, já que uma ação judicial poderia demorar até quatro anos para ser resolvida.

Para minimizar os problemas nas duas unidades de saúde, a administração de Sumaré decretou a intervenção no contrato com a Pró-Saúde, responsável pela administração dos locais. Foi nomeada uma interventora, que tem a competência para admitir, suspender e demitir empregados e também de assinar contratos em geral, decidindo de que forma será utilizado o dinheiro público destinado à empresa administradora da UPA e do Pronto Atendimento. A Pró-Saúde entrou com um mandado de segurança para a suspenção do decreto municipal que determinava a suspensão da intervenção, mas o pedido foi negado pela 1ª Vara Cível de Sumaré.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.