Ouça ao vivo

Tarifas do transporte metropolitano ficam mais caras após Tribunal de Justiça de SP derrubar liminar

As tarifas dos ônibus intermunicipais ficaram mais caras a partir desse domingo nas cinco regiões metropolitanas do Estado, incluindo a de Campinas. A liminar que havia bloqueado o reajuste das passagens das linhas da EMTU foi derrubada. Quem suspendeu o efeito da liminar foi o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Paulo Dimas Mascaretti.

O Juiz alega no despacho que sem o reajuste poderia ocorrer grave lesão à ordem pública, com desequilíbrio econômico-financeiro em diversos contratos firmados entre o Poder Público e as concessionárias do serviço público de transporte intermunicipal. O percentual médio do reajuste é de 7,06%. O TJ destaca que os reajustes das tarifas da EMTU foram lineares, fixados contratualmente, e não extrapolaram os índices inflacionários.

A notícia pegou de surpresa as usuárias do sistema Marta Carvalho e Carmem Lúcia, de Sumaré. Os passageiros de Hortolândia também não gostaram da notícia. A EMTU justifica o que o reajuste leva em conta aumento de custos dos insumos do transporte como mão de obra, combustível e veículos, além das cláusulas contratuais com o Consórcio Bus+.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.