Tesouro Enterrado

0
169

 

 

O projeto Native  Brazilian Music  lançado em 1942,  apenas nos Estados Unidos, reuniu dois  volumes  divididos em oito discos   de 78  rotações  com   a nata da música brasileira do início dos anos 40 com nomes do quilate  de Pixinguinha que dominava a flauta pouco poucos além de , Cartola, Donga entre outros quase 30 interpretes e  músicos. Essa produção  acabou se tornando uma das aventuras mais  fascinantes da música brasileira.

 

S.S.Uruguay integração dos Estados Unidos com a America do Sul.

 

O que a principio seria mais uma ação do  governo Americano  para estreitar as relações  dos Estados Unidos  com a America do Sul, e mais especificamente o Brasil durante a 2ª Guerra  Mundial dentro da política da boa vizinhança na década de 40 ,   acabou se tornando um registro inédito e histórico e de uma importante safra na nossa cultura popular !

 

 

 

O  maestro Leopold Stokowski conhecido por  reger a  trilha sonora para  filme Fantasia de Walt Disney ,  aportou em 07 de agosto de 1940  no Rio de Janeiro abordo do  Transatlântico  S.S . Uruguay  com a Orquestra da Juventude  para uma apresentação na Cidade Maravilhosa ,  E na sequência a essa apresentação  iniciou-se dentro do navio uma série de gravações  de artistas locais.

 

Villa- Lobos e Stokowski

 

Entusiasta da musica brasileira o maestro Stokowski  pediu ao amigo Heitor Villa-Lobos que reunisse o que havia de melhor entre cantores e músicos que representassem o melhor do  samba, a batucada, emboladas, choros, frevo, maxixe, cantos indígenas e de umbanda e demais estilos para que fosse realizada uma gravação dentro do navio S.S. Uruguay

 

 

Naquela noite e madrugada de agosto de 1940  , o que os passageiros e demais convidados, do S.S. Uruguay puderam conferir no salão do  navio foi um verdadeiro desfile da melhor safra artística que a capital federal poderia oferecer e entre tantas gravações muitos daqueles artistas estavam   fazendo o primeiro registro fonográfico  e entre eles estava  Cartola com o  coro da mangueira na canção  Quem me vê sorrindo  que foi   a sua   primeira gravação.

 

 

Pixinguinha emprestou o seu talento na flauta em várias faixas desse projeto !

 

Edição brasileira não oficial de 1987

 

Como parte das comemorações ao aniversário de 100 anos de Heitor Villa-Lobos em 1987 foi lançado uma edição não oficial dassas gravações que hoje pertencem a Sony Music.

 

Acompanhe esta edição

 

entre em contato

robson@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

DEIXE UMA RESPOSTA