Ouça ao vivo

Valinhos sofre com temporal e entra em estado de atenção

A chuva em Valinhos nesta terça-feira desalojou uma família, causou estragos e colocou a cidade na lista de municípios em estado de atenção. O temporal entre a tarde e a noite alagou ruas e avenidas e derrubou várias árvores. O muro do Clube Atlético Valinhense também desabou.

Mas segundo o diretor da Defesa Civil municipal, Israel Andreoli, a ocorrência que exigiu mais atenção do órgão aconteceu no Jardim Celani. No local, uma família precisou sair de casa depois que um córrego transbordou e invadiu o imóvel. A água passou de um metro de altura. Os cinco moradores voltaram para casa depois que o nível baixou e a manhã desta quarta-feira foi de trabalhos de limpeza por toda a cidade.

Além da remoção de lama e entulho por equipes da Prefeitura, um barranco precisou ser isolado após um deslizamento na região central. Na região da rodoviária, a enchente atingiu o próprio terminal e ainda diversas lojas do entorno. Uma delas, a concessionária de Tássio Soares. Ele teve prejuízo com computadores, não abriu as portas por conta da faxina e diz que o histórico de alagamentos na área é conhecido.

A Avenida Invernada também teve um trecho afetado. Já na região da Praça da Bíblia o asfalto foi danificado depois do grande volume de água. Questionado, o prefeito de Valinhos, Orestes Previtale, do PMDB, reconhece que os problemas causados pelas chuvas são antigos. Ele promete soluções, como a obra de canalização do córrego da Invernada e diz que o Executivo está preparado para atender a população.

A precipitação desde segunda-feira ultrapassou os 96 milímetros em Valinhos, sendo 75 concentrados em apenas duas horas nesta terça. Além da cidade, Campinas, Jundiaí, Amparo e Itatiba estão em estado de atenção, segundo a medição da Coordenadoria Regional de Defesa Civil.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.