Ouça ao vivo

Vereador quer centro de treinamento de cães guias para cegos em Campinas

Dados do IBGE apontam que 14% da população de Campinas tem alguma deficiência. Um requerimento na Câmara de Vereadores pretende melhorar a qualidade de vida de uma parcela deles – pessoas com deficiência visual. A forma proposta é através de cães-guia.

Perguntamos a quem usa, se de fato, é importante. Para Diego, que perdeu a visão quando estava na faculdade, a Cora, atual cão-guia, lhe permite autonomia.

Diego que preferiu não usar o sobrenome é nascido na Itália e quando ficou cego, no país teve a oportunidade de ter um cachorro treinado.

A ideia do vereador Filipe Marchesi é que Campinas tenha um centro de treinamento para cães-guia. Ele sugere usar o canil da Guarda Municipal.

A secretária de Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira, diz que isso não é simples, sendo algo para longo prazo.

Thiago Magalhães que é do Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores explica que o cão-guia leva mais segurança aos deficientes visuais.

O requerimento do parlamentar Filipe marchesi ainda está em fase inicial de levantamento de dados, para futuramente se analisar as possibilidades em relação aos cães-guias na cidade.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.