Viagem ao Centro da Terra

0
184

 

Muitos compositores já criaram trilha sonora para filmes, mas lançar um disco, usando um livro como inspiração, além de não ser comum, foi um marco na carreira do tecladista Rick Wakeman. O livro “Viagem Ao Centro Da Terra” foi escrito pelo francês Jules Verne. Lançada em 1864, a obra conta a jornada de um professor e geólogo alemão e do sobrinho dele dentro de um vulcão na Islândia, onde segundo manuscritos de um alquimista, existiria um mundo paralelo a milhares de metros de profundidade. Com a ajuda de um guia local, a dupla passa por muitas aventuras e dificuldades, todas elas sonorizadas pelos teclados, órgãos  e sintetizadores, que literalmente cercavam o músico inglês Rick Wakeman.

 

Livro de Jules Verne que serviu de inspiração.

 

Ligado ao rock progressivo por ter feito parte do grupo Yes, Rick Wakeman inovou ao lançar o disco “Viagem Ao Centro Da Terra”, o segundo de sua carreira solo. No dia 18 de janeiro de 1974, o jovem de apenas 23 anos que estudou piano clássico na infância, gravou uma obra que exigia orquestra e coral. Mas as dificuldades de espaço em um estúdio e limitações tecnológicas da época fizeram com que ela fosse feita numa sala de espetáculo do complexo cultural Royal London Hall.

 

 

Aparato musical de Rick Wakeman tradição do rock progressivo.

 

Piano clássico na infância, bandas de rock na adolescência. Essa combinação foi perfeita para que Rick Wakeman criasse, 110 anos após o lançamento do livro de Jules Verne, uma trilha sonora para uma viagem ao centro da terra.

 

Nesta edição do Música é Cultura você acompanha o disco “Viagem ao Centro da Terra ” do tecladista Rick Wakeman , um projeto baseado na obra do francês Jules Verne.

 

 

 

entre em contato

robson@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

DEIXE UMA RESPOSTA