Ouça ao vivo

Cidades da RMC se dividem entre proibição e regulamentação do Uber

Cidades da região de Campinas começam a se mobilizar em relação à chegada do aplicativo Uber. Em Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Valinhos o assunto está em pauta no legislativo e executivo.

Na Câmara de Santa Bárbara, por exemplo, o vereador Isac Sorrillo (DEM) protocolou um projeto de lei para proibir esse tipo de transporte. A justificativa é garantir o trabalho dos taxistas e motoristas do transporte público. Ele também cita a questão de segurança pública. Pelo projeto, caberiam penalidades previstas para o transporte irregular de passageiros.

Em Valinhos, também há preocupação com a segurança, mas o posicionamento é diferente. A vereadora Dalva Berto (PMDB) abriu um requerimento pedindo a regulamentação de aplicativos como Uber. De acordo com a vereadora, conversas com executivo já sinalizam a criação de um projeto de lei que partirá da Câmara, mas com apoio da prefeitura, para a regulamentação.

Em Americana, já existe uma lei que proíbe esse tipo de serviço. Ela é de 2015 e a prefeitura já informou que existe fiscalização no município. O carro da Uber pode até passar pela cidade, mas não pode ser solicitado do local. Algumas reuniões para debater o assunto têm ocorrido, envolvendo a associação dos taxistas, administração municipal e Guarda.

A Uber ainda é novidade nessas cidades da RMC, mas já opera em Campinas desde 27 de fevereiro de 2016. Neste município, a regulamentação é discutida, mas ainda não saiu do papel.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.